top of page

nossa jornada

conheça

mais

A Jornada da Saúde da Mulher é organizada por alunos do Curso de Medicina do Campus de Bauru da Universidade de São Paulo. Em 2022, ela ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de maio na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) e tem como público-alvo profissionais ou estudantes da área de saúde, bem como outros interessados no assunto.

Os objetivos do movimento de mulheres pela saúde seguem sendo o de recuperar o conhecimento das mulheres, denunciar a expropriação e o controle do corpo feminino e alcançar uma participação ativa na formulação e implementação das políticas de saúde. Se o direito à saúde vai muito além da cura da doença, pois esse direito implica em bem-estar físico, emocional e mental da pessoa, a saúde condiciona e é condicionada por todos os aspectos da vida. Assim, não se pode conceber a saúde da mulher como algo desvinculado do seu papel social e de sua esfera íntima. 

A atenção à saúde integral da mulher, essencialmente, aponta para a ampla gama de necessidades nesta área que pretende situar a mulher como sujeito e não como objeto reprodutor. Busca também problematizar as condições sociais de desigualdade que configuram o cotidiano das mulheres como determinantes no processo de produção das suas queixas, patologias, mal-estares e modos como se relacionam com tais agravos. Também, faz uma crítica modelo de oferta de ações em saúde vigente, medicalizador e hospitalocêntrico, que reproduz e afirma a primazia do conhecimento médico-científico  sobre a própria experiência das mulheres e as mantém alienadas dos seus corpos e das suas necessidades como sujeitos. Obrigatoriamente, ainda, a proposta de atenção integral à saúde da mulher implica na articulação entre os diferentes setores e níveis de assistência e de educação, o que, na prática, tem sido um dos grandes entraves à sua operacionalização.

As mudanças nos modos de formular o objeto das práticas em saúde da mulher refletem as novas necessidades de saúde geradas pela rápida transformação social e econômica que ocorre em todo o mundo e também as mudanças que estas transformações propiciaram no papel social da mulher.  

Nesse sentido, o evento busca reforçar a necessidade de articulação entre o tecnicismo, psicológico e social, visando construir uma prática em saúde adequada à realidade social e comprometida com a superação dos entraves à proposta de saúde integral da mulher. 

Para isso, utilizaremos a Universidade pública como espaço para debate das práticas biologicistas, às quais as mulheres estão ainda sujeitas, e atualização do conhecimento em saúde como forma de cuidar, no sentido holístico da palavra, dentro do contexto de experiências e necessidades femininas.

Depoimentos

conheça um pouco mais nossos eventos

 Lais Hollara Medeiros

Sobre a Palestra com a Prof. Dra. Maria José do Pré-evento do Seminário da Saúde da Mulher foi maravilhoso estar presente nesta palestra é encantador ouvir ela falar sobre amamentação, sobre todo o trabalho que é feito em Ribeirão com as Mães e que agora ela ensina com todo o seu amor para nós no campus de Bauru, deu vontade de ficar falando mais e mais sobre o assunto. Eu fiquei apaixonada por ela e da maneira que ela ensina. Parabéns a Professora por ensinar com AMOR e a todos e todas que organizaram esse Pré evento maravilhoso. Grata pelo aprendizado.

Nayara Barbosa

Acadêmica de enfermagem na USC, sou suspeita em falar, porque sou apaixonada pelo assunto amamentação. Mas o pré evento superou minhas expectativas, conteúdo de qualidade e organizado. Estou na expectativa para o seminário, espero absorver todo conhecimento possível, tenho certeza que vai ser uma experiência maravilhosa!

Foi em algum evento nosso e gostaria de compartilhar o que achou? Mande mensagem e deixe sua marca aqui no site.

bottom of page