mulheres na universidade
desafios, lutas e conquistas
nosso
pré-evento
´
No último dia 06 de abril aconteceu o Pré-Evento da II JORMU. Estiveram presentes de forma presidencial as docentes Profa. Dra. Alessandra Mazzo, Profa. Dra. Bella Luna, já as docentes Profa. Dra. Esther Luna e Profa. Dra. Sandra Luna participaram de maneira remota. Durante a roda de conversa, essas mulheres incríveis contaram um pouco sobre suas histórias de vida dentro da Universidade, além das lutas para chegar a docência. Outra pauta foi a influência da vida pessoal da mulher fora do trabalho, como casamento, filhos e afazeres domésticos, durante seus estudos. Além disso, durante a discussão, foram apontadas as diferentes dificuldades da mulher dentro das diversas áreas do conhecimento. A Profa. Alessandra contou sobre o assédio que sofreu enquanto enfermeira, tanto nos hospitais como na Universidade. Já a Profa. Sandra falou sobre os desafios de ser mulher dentro do curso de letras, que mesmo sendo um curso dominado por mulheres, estuda a literatura, que durante séculos foi forjada apenas por homens. Por fim, a Profa. Esther relatou sobre sua vida dentro das ciências exatas, um ambiente majoritariamente masculino, no qual sua capacidade sempre é questionada pelo simples fato de ser mulher. O evento mostrou que há espaço para as mulheres dentro da Universidade, no entanto, ainda há muitas lutas para que este seja um ambiente igualitário. Nesse sentido, percebemos que informação é poder e que não tem como lutar pelos nossos direitos na ausência de conhecimento. Para isso, junte-se a nós e venha entender mais sobre como saúde da mulher não se restringe às práticas técnicas cotidianas. Vamos expandir esse papo na nossa Jornada, vem com a gente!
palestrantes convidadas
Profa. dra. alessandra mazzo
Bolsista de Produtividade e Pesquisa Nível 2 do CNPq. Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) em 1992, Mestre (1998), Doutora (2002) e Livre-Docente (2015) pela EERP-USP. Especialista em Centro Cirúrgico, Central de Materiais e Recuperação Anestésica pela (SOBECC).
Possui pós-doutorado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Exerce a função de Professora Associada do Curso de Medicina na Faculdade de Odontologia de Bauru.
É Coordenadora do Centro de Educação e Capacitação em Saúde (CECS), do Campus de Bauru (FOB/USP). Desenvolve projetos relacionados a Assistência de enfermagem nas eliminações urinárias (com ênfase no cateterismo urinário intermitente) e Simulação Clínica. Coordenou (2020/2021) o sub-projeto de Urgência e Emergência no PET-Saúde/Interprofissionalidade (OPAS) da USP Campus de Bauru.
Profa. dra. Bella luna COlombini
Profa. dra. esther luna COlombini
Possui graduação em odontologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru - USP (2004). É especialista em Periodontia pela PROFIS - HRAC/USP (2007), Doutora em Biologia Oral (2012) e possui Pós-doutorado em Ciências Odontológicas aplicadas (2016),ambos pela FOB - USP. É professora doutora do Curso de Medicina da FOB - USP desde 2019.
Profa. dra. sandra luna
É graduada em Ciência da Computação pela UFPB, mestre e doutora em engenharia da computação pelo ITA. Possui graduação sanduíche na Univesity of Leeds (UK). É professora doutora do Instituto de Computação da Unicamp.
É vice-presidente da RoboCup Brasil, membra fundadora da Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR) e da Mostra Nacional de Robótica (MNR) e Coordenadora do Laboratório de Robótica e Sistemas Cognitivos (LaRoCS) da Unicamp.
É co-organizadora do Meninas Supercientistas.
É Professora Titular (aposentada) do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba, onde atuou de 1993 a 2019. Possui Doutorado (2002, UNICAMP) e Pós-Doutorado (2015, UNICAMP) em Teoria e História Literária, Mestrado em Literatura Anglo-Americana (UFPB, 1992), sendo Licenciada em Letras (UFPB), com habilitações em inglês, . em Inglês, Francês e Português.
Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB de 2003 a 2021.
Sandra Luna permanece como pesquisadora do Centro de Pesquisa Margens, do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, e é atualmente Diretora de Cultura da ADUFPB – Seção Sindical do ANDES-SN, sendo representante do sindicato no Movimento de Mulheres e Feministas da Paraíba.